9.1. Envio - EDI NOTFIS
Uso
A mensagem NOTFIS (Dados de Notas Fiscais) é gerada pelas empresas Clientes (Contratantes do frete ou Embarcadoras) e transmitidas às Transportadoras, visando fornecer uma cópia eletrônica das Notas Fiscais por elas emitidas, afim de viabilizar a emissão automatizada dos Conhecimentos de Transporte de Carga e a entrega das mercadorias aos seus Clientes.
O envio desta mensagem é fundamental, pois através dela as Transportadoras poderão automatizar e agilizar uma série de procedimentos, bem como definir qual o veículo mais adequado para efetuar o transporte das mercadorias.
Esta interface é responsável pela criação da Fatura com base no EDI DOCCOB (padrão PROCEDA) enviado pela transportadora.
O processamento automático da interface de criação do EID NOTFIS será realizado através da ativação de Job (Report /ALLTECH/TRR0021). No cadastro da Transportadora é obrigatório a opção “Envio EDI NOTFIS” estar marcada.
Procedimento
Acessar a transação utilizando uma das seguintes opções de navegação:
Menu /ALLTECH/TR
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Menu - Gerenciamento de Frete --> Interfaces --> Envio – EDI NOTFIS
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Código da transação
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/ALLTECH/TR0022
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Segue estrutura da tela de seleção
1) Caixa “Dados da empresa”
Os campos dessa caixa tem como objetivo filtrar os dados que devem ser processados por Empresa e Filial.
2) Caixa “Seleção geral”
Os campos dessa caixa tem como objetivo filtrar os dados que devem ser processados por Transportadora e documento. Além disso existem 2 flags com funcionalidade importante, seguem eles:
· Enviar chave NF-e = Quando marcada essa opção é enviado no EDI o número da chave referente a nota fiscal que está sendo transportada (o layout utilizado para esse EDI está disponível no service desk).
· Reenvio = Essa opção deve ser marcada quando for necessario reenviar um EDI.
3) Caixa “Parâmetros diretório”
Os campos dessa caixa tem como objetivo verificar o ambiente em que está sendo executada a transação e definir o diretório que deverá ser criado os arquivos. Abaixo seguem maiores detalhes sobre esses campos:
· Identificador sistema: Nesse campo deve ser informado o nome do sistema onde está sendo executada a transação. O objetivo desse campo é garantir que a transação não seja executada em ambiente errado lendo informações indevidas de outro ambiente. Exemplo: Na atualização do ambiente de qualidade é feita a cópia das configurações do ambiente produtivo, dessa forma a variante utilizada para execução desse programa estará com os dados do ambiente produtivo, caso esse programa seja executado utilizando esses dados ele verificará que o identificador cadastrado na variante não é o mesmo do ambiente de qualidade, dessa forma o programa será finalizado e emitida uma mensagem da divergência de ambiente.
· Caminho arquivo: diretório onde serão criados os arquivos.
· Pasta única: Caso esse flag esteja marcado, significa que existe um diretório único para todas as Transportadoras, dessa forma o sistema utilizará apenas a informação contida no campo “Caminho arquivo” para determinar onde serão criados os arquivos.
· Pasta por transportadora: Caso esse flag esteja marcado significa que existem pastas especificas para cada transportadora. Essas sub-pastas devem ser criadas dentro do diretório informado no campo “Caminho arquivo”, além disso é necessário informar no cadastro da Transportadora no campo “Diretório FTP” o nome da pasta utilizada para a Transportadora.
· Complemento (após pasta transp.): Esse campo é habilitado apenas quando o flag “Pasta por transportadora” é marcado, com esse campo é possível determinar uma sub-pasta que deverá estar contida dentro da pasta da Transportadora (informada no cadastro) para criação do arquivo.