10.8. Operação
Uso
Indica as operações que compõem o Conhecimento. A operação é utilizada para permitir atribuir dados relevantes ao Conhecimento de transporte. Estes dados são utilizados pelas rotinas de validação do Conhecimento e para o cálculo do valor frete. Ex.: Entrega, re-entrega, Devolução, Dias de armazenagem, Qtd. Coletas, etc.
É possível atribuir a operação a um código de base e/ou código de incidência. Neste caso, o sistema considera o respectivo valor da operação para a incidência / base relacionada ao Conhecimento.
Procedimento
Acessar a transação utilizando uma das seguintes opções de navegação:
Menu /ALLTECH/TR
|
Menu - Gerenciamento de Frete Tabela de preço Operação
|
Código da transação
|
/ALLTECH/TR0075
|
Na tela ‘Modificar visão “Operação”: síntese’, clicar em e inserir os registros conforme definição da empresa:
Código operação: Código alfanumérico (4 caracteres) de identificação da Operação
Código PROCEDA: Indica o código Proceda relacionado à Operação
Denominação: Descrição da operação
NF duplicada: Indica que a Operação permite duplicação de Nota Fiscais. Caso o flag 'NF duplicada' esteja marcado, o Conhecimento que possui a Operação indicada não será considerado para a verificação de ‘NF duplicada’ (erro 410). Exemplo de operações que tipicamente utilizam o flag 'NF duplicada': Devolução, Re-entrega, Comboio.
Comboio: Indica que a Operação se referente ao processo de Comboio. Este processo ocorre quando há somente uma Nota Fiscal que precisa ser transportada em mais de um caminhão. Caso o flag 'Comboio' esteja marcado, o Conhecimento que possui a Operação indicada não será considerado para a verificação de ‘Valor total Nota Fiscal’ (erro 403).
Exibe CT-e: Indica que a Operação pode ser atribuída ao Conhecimento.
Tipo de informação: Indica se a Operação é do tipo Quantidade (Q) ou Checkbox (C). Caso a Operação seja do tipo Quantidade, ao atribuir a Operação ao Conhecimento, será possível indicar um valor numérico (por exemplo: Dias de armazenagem). Caso a Operação seja do tipo Checkbox, ao atribuir a Operação ao Conhecimento, será possível indicar se está marcado (X) ou desmarcado (branco) (por exemplo: Devolução).
Código incidência: Código que indica se o registro é relevante para o cálculo do valor de frete. Ao relacionar o Código de incidência à Operação, o sistema considerará o valor relacionado à respectiva Operação do Conhecimento como incidência para o cálculo do valor do frete.
Base de cálculo: Determina a base de cálculo do componente de valor para a composição do valor do frete. Ao relacionar o Código de base de cálculo à Operação, o sistema considerará o valor relacionado à respectiva Operação do Conhecimento como base para o cálculo do valor do frete.
Para gravar os registros, clicar no botão da barra de ferramentas.