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Índex

9.6. Recebimento - EDI OCOREN

 

Uso

A mensagem OCOREN (Ocorrência na Entrega) é gerada pelas Transportadoras para transmissão às empresas Clientes (Contratantes do frete ou Embarcadoras), visando fornecer um posicionamento (status) a respeito da situação das entregas mercadorias da Embarcadora aos seus clientes.
Esta interface é responsável pela criação do Documento de ocorrências com a base no EDI OCOREN (padrão PROCEDA) enviado pela transportadora.
 
    O processamento automático da interface de criação de Documento de ocorrências via EDI OCOREN será realizada através da ativação de Job (Report /ALLTECH/TRR0049).
 

Procedimento

Acessar a transação utilizando uma das seguintes opções de navegação:
Menu /ALLTECH/TR
Menu - Gerenciamento de Frete --> Interfaces --> Recebimento - EDI OCOREN
Código da transação
/ALLTECH/TR0079
 
Preencher a seguinte tela de seleção:
 
1)     Caixa “Parâmetros – Ambiente e letirua arquivo”
Os campos dessa caixa tem como objetivo verificar o ambiente em que está sendo executada a transação e também a posição onde se encontra o identificador do arquivo em seu nome. Abaixo seguem maiores detalhes sobre esses campos:
 
Identificador sistema: Nesse campo deve ser informado o nome do sistema onde está sendo executada a transação. O objetivo desse campo é garantir que a transação não seja executada em ambiente errado lendo informações indevidas de outro ambiente. Exemplo: Na atualização do ambiente de qualidade é feita a cópia das configurações do ambiente produtivo, dessa forma a variante utilizada para execução desse programa estará com os dados do ambiente produtivo, caso esse programa seja executado utilizando esses dados ele verificará que o identificador cadastrado na variante não é o mesmo do ambiente de qualidade, dessa forma o programa é finalizado e emite uma mensagem da divergência de ambiente.
 
Posição inicial de leitura: Nesse campo deve ser informada a posição inicial onde se encontra o identificador do arquivo. Exemplo: O identificador do arquivo é o texto “OCOREN” e o nome o arquivo é: 01012015_OCOREN_110831, nesse caso o campo “Posição inicial de leitura” deverá ser preenchido com o valor 9, essa posição deve ser padrão para todas as Transportadoras.
 
Identificador arquivo: Texto contido no nome do arquivo que o identifica. Esse texto deve ser padrão para todas as transportadoras.
 
 
2)     Box “Parâmetros – Diretório”
Os campos dessa caixa têm como objetivo definir o diretório que deverá ser feita a leitura para integração dos arquivos.
 
Diretório Unix: diretório principal onde será feita a leitura dos arquivos.
Pasta única: Caso esse flag esteja marcado, significa que existe um único diretório para todas as Transportadoras, dessa forma o sistema utilizará apenas a informação contida no campo “Diretório Unix” para leitura dos arquivos. 
Pasta por transportadora: Caso esse flag esteja marcado significa que existem pastas especificas para cada transportadora. Essas sub-pastas devem ser criadas dentro do diretório informado no campo “Diretório Unix”, além disso é necessário informar no cadastro da Transportadora no campo “Diretório FTP” o nome da pasta utilizada para a Transportadora. 
Código da transportadora: Esse campo é habilitado apenas quando o flag “Pasta por transportadora” é marcado, através desse campo é possível determinar as Transportadoras que devem ser consideradas na execução do programa.
Complemento diretório: Esse campo é habilitado apenas quando o flag “Pasta por transportadora” é marcado, com esse campo é possível determinar uma sub-pasta que deverá estar contida dentro da pasta da Transportadora (informada no cadastro) para leitura do arquivo.
 
 
3)     Box – Parâmetros pós-processamento
Os campos dessa caixa definem qual será o tratamento dado aos arquivos após seu processamento.
Excluir arquivo: O arquivo será eliminado após seu processamento.
Mover arquivo: O arquivo será movido para um diretório de backup que será determinado no campo “Diretório Unix (backup)”.
Diretório Unix (backup): Diretório de backup dos arquivos processados.
 
Clicar no botão para o processamento da interface.
 
Os Documentos de ocorrência serão criados pela interface com Tipo de criação ‘010’ (EDI).
 
 

Considerações

Segue detalhe do processamento da interface:
 
- Validação transportadora
O arquivo EDI OCOREN será utilizado para a criação do Documento de Ocorrências somente para as transportadoras homologadas.
Esta indicação é realizada no cadastro das transportadoras. Nela também é indicado as transportadoras que enviam o EDI OCOREN (campo 'Criação de Ocorrências por EDI’).
 
- Identificação do arquivo EDI OCOREN
As transportadoras entregam os diversos arquivos EDI (CONEMB, DOCCOB, NOTFIS) no mesmo diretório.
Para identificar os arquivos EDI OCOREN consideramos os 3 primeiros caracteres do nome do arquivo "OCO".
 
- Identificação transportadora Matriz
No campo "341.2" do arquivo EDI é preenchido com o CNPJ da transportadora:
 
Caso não identifique registro no Mestre de Fornecedores, o arquivo não é processado e permanece no arquivo no diretório. Após cadastro do mestre de fornecedor, o arquivo é reprocessado.
Também é verificado o cadastro da transportadora (transação /ALLTECH/TR0088). Caso identifique que existe transportadora matriz relacionada à transportadora, o Documento de ocorrência é criada para a transportadora Matriz.
 
- Validação de duplicidade
Primeiramente, o programa deverá identificar se o documento relacionado ao arquivo EDI já foi processado anteriormente para evitar processamento em duplicidade.
 
Para isso, é validado se existe Documento de ocorrências criado para a transportadora com
o campo ‘Identif. Arquivo’ (FILEID) = 340.2 (IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO).
Em caso afirmativo, o arquivo não é processado. Somente é transferido para o diretório de itens processados (ver abaixo).
 
 
O guia do usuário é criado com Dr.Explain